Fundado em 1905 em Chicago, Illinois, EUA, o Rotary rapidamente transformou-se de apenas pequenas reuniões de empresários em uma associação internacional de clubes dedicada a servir comunidades locais e mundiais. Em 1921, o Rotary International (RI) adotou “a promoção da compreensão, da boa-vontade e da paz” como parte de seu objetivo. Hoje, os 1,2 milhão de empresários e líderes profissionais que integram os mais de 30.000 Rotary Clubs em cerca de 160 países trabalham por um mundo mais pacífico por intermédio de diversos programas rotários.
Em 1999, a Fundação Rotária do Rotary International anunciou o estabelecimento de sete centros Rotary de estudos internacionais onde bolsistas podem aprender diplomacia e qualidades necessárias para resolução de conflitos e promoção da compreensão internacional.
Os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos estão localizados em universidades renomadas mundialmente. Os primeiros 70 Bolsistas Rotary pela Paz Mundial, 10 em cada centro, participarão de curso de mestrado de dois anos de duração ou de outros programas de estudo com direito a certificado também relacionados à paz e resolução de conflitos .
O Rotary International e a Fundação Rotária do Rotary International patrocinam diversos programas que estimulam a compreensão e relações amigáveis entre os diferentes povos do mundo:
Todos os anos, desde seu estabelecimento em 1980, o Rotary International homenageia uma pessoa ou organização cujos serviços altruístas promoveram paz e compreensão no mundo. O prêmio, considerado a mais alta honra do RI, inclui subsídio de US$100.000 a ser usado em uma obra humanitária, da escolha do agraciado, cuja missão assemelhe-se à do Rotary, ou seja, promover a paz e compreensão por intermédio de projetos educacionais e humanitários.
Alguns dos agraciados foram o Papa João Paulo II, Dr. Albert Sabin, a Comissão Internacional da Cruz Vermelha, o Exército da Salvação, o ex-secretário geral da ONU Javier Perez de Cuellar, o presidente tcheco Václav Havel, o antigo presidente dos EUA Jimmy Carter, o falecido ex-diretor executivo do Unicef James P. Grant, a ex-alta-comissária para refugiados da ONU Sadako Ogata e Nelson Mandela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário